Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

2 Aninhos Hoje tem festa!

Hoje tem festa, muita alegria por mais um ano de vida do meu pimpolho ele é muito esperto e carinhoso,comparando seu primeiro ano de vida ele aprendeu muito e ficou mais espertinho fala papai,mamãe,bobó,amoooo hehe faz carinho pega a orelhinha pra dormir,dar tchau faz gesto com a mãosinha "vem cá",ta sapequinha e eu babando por cada conquista dele.
Lucas minha herança mais preciosa que Deus podia me enviar o que posso pedir mais?SÓ SAÚDE!!!
Vocês não tem noção da minha alegria de ter ele em minha vida e de tanta superaçao que passamos a cada dia,a  cada olhar dele a cada novidade que ele faz quando pesnamos que ele não entende ele vai la e mostra que sabe que é espero e que pode.
Toda dor,medo,problemas que enfrentamos vale a pena  pois ter ele em nossas vidas é o que basta,saudavel  é o que importa pra mim.
Amo esse menininho de mais...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Novo Diagnóstico


- Diplegia / Diparesia: caracterizado por comprometimento motor total ou parcial e alteração de *tono predominante nos membros inferiores, sendo os superiores pouco atingidos.

Dra Natalia (neurologista) e Dr. Richard na última consulta me falaram da possibilidade de um novo diagnóstico do Lucas para Paralisa Cerebral Espastica Diplegica bom não esta 100% confirmado mas deve ser este agora.Lucas tem mais dificuldade com membros inferiores o tronco esta cada vez melhor progredindo a cada dia.

Sobre o Diagnóstico
“A Paralisia Cerebral (PC) embora esteja no ítem “Doenças Neurológicas Infantis” não é uma patologia em sí, podendo ser descrita como distúrbio ou dano cerebral não progressivo que ocorre durante desenvolvimento fetal ou da criança, e que pode acarretar desordens do desenvolvimento, do movimento e da postura, causando limitação das atividades.
As desordens motoras da Paralisia Cerebral são freqüentemente acompanhadas por distúrbios de sensibilidade, cognição, comunicação, percepção e/ou comportamento.
 Classificação
A lesão cerebral atinge de forma difusa o cérebro ainda não amadurecido com intensidade diversa e incalculável. No entanto, o cérebro nesta idade é mais plástico (ver texto sobre plasticidade cerebral), podendo equilibrar de forma parcial, porém falha, funções que também não é possível quantificar resultando daí uma multiplicidade de quadros patológicos com diferentes representações clínicas
Os tipos de PC usualmente encontrados são caracterizados por distúrbios motores e posturais, podendo ser classsificados:
 Quanto a distribuição dos sintomas e sinais motores:

 - Forma Espástica: caracterizada pelo aumento simétrico ou assimétrico do tono muscular. A maioria apresenta uma incapacidade de ativar e controlar os músculos para produzir um movimento voluntário, pois os músculos que estão super ativos em contração constante diminuem de comprimento, tornando-se cada vez mais encurtados e os músculos opostos mais alongados, diminuindo a sua capacidade de produção de força

 Diagnóstico precoce e diferencial
O diagnóstico precoce e diferencial é realizado principalmente com base na avaliação clínica associado a achados radiológicos após excluir outras patologias. A análise do histórico pré, peri e pós-natal suspeitos, atraso psicomotor, sinais neurológicos positivos, persistência ou assimetria de reflexos primitivos, reações posturais anormais divergentes podem auxiliar no diagnóstico precoce de PC.
As modalidades de imagens podem ser classificadas em estruturais, baseadas em dados anatômicos (tomografia computadorizada e ressonância magnética) ou funcionais, baseadas em dados fisiológicos ou metabólicos (tomografia computadorizada com emissão de fóton único-SPECT e tomografia de emissão de pósitrons – PET)(Iwabe, 2003).

Prognóstico
O prognóstico está relacionado ao tipo clínico da PC, déficit intelectual, deficiência sensorial e ajuste socioeconômico-emocional. Da mesma forma, índice de ***Apgar igual ou inferior a 3 no 10º minuto está associado a um risco de 50% de PC; entretanto, mesmo nesses lactentes, mais de 40% não a desenvolvem, pois apresenta somente o evento único de índice de Apgar baixo.
 
Equipe Multidisciplinar
A avaliação e intervenção de uma equipe multidisciplinar com Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Neurologista e Ortopedista, entre outros, deve ocorrer e o mais precoce possível. Terapias complemetares como Hidroterapia e Equoterapia devem ser consideradas.
* Tônus: Estado de tensão ou contração do músculo em repouso.
* * Ataxia: decomposição de movimento, ou incoordenação e imprevisão nos movimentos, provocando deficiência na suavidade dos mesmos.
***O Índice de Apgar consiste na avaliação de 5 sinais objetivos do recém-nascido no primeiro, quinto e décimo minutos após o nascimento, sendo utilizado para avaliar as condições dos recém-nascidos. Os sinais avaliados são: freqüência cardíaca, respiração, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. O somatório da pontuação (no mínimo zero e no máximo dez) resultará no Índice de Apgar.